Como trabalhar a preservação do patrimonio escolar em aulas de historia, nas 5a. e 8a. series ?

Estou com um projeto na escola com alunos de 5a. a 8a. séries, para conscientizá-los sobre a conservação do patrimônio escolar. Gostaria de ideias, textos e dicas de materiais para se trabalhar esse assunto. Não dá para trabalhar a história da escola, visto que ela só tem um ano de funcionamento.

Tags: aula, educação, ensino, patrimônio

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Respostas a este tópico

Olá Thais,
sempre é possível trabalhar a história, mesmo que recente. E a história recente e do tempo presente? Busque entender os processos e relações históricas que levaram a fundação da escola. Outra coisa, o que vc cham de patrimônio escolar? O que é 'patrimônio' para vc, nesse caso?
Minha cara Thais, seria bom se vc trabalhasse o lado social desses alunos fazendo com que eles entendam o valor da escola para a comunidade deles e para as futuras gerações. Tente se inserir no dia a dia de cada um e valorizar as idéias de todos, enfim mostre-se interessada por aquilo que eh deles, assim eles se interessarão por manter o patrimônio, para isso eles tem a necessidade de ter confiança em vc. Boa sorte em seu projeto.-
Que tal envolver os alunos para criarem o logotipo, slogan e bandeira da escola? ( caso ainda não tenha).
Ao participarem ativamente da construção da História da escola também terão maior responsabilidade na sua conservação.
Cada série criar uma paródia sobre a conservação do patrimônio escolar também é interessante.
Como a escola é novinha seria interessante fotografá-la para todo semestre ou ano avaliar sua conservação e melhorias e também buscar soluções para as falhas.( Estará desenvolvendo um trabalho de conscientização e terá um riquíssimo material histórico para o arquivo da escola).
Thais, além das dicas dos colegas como criação de slogan, investigação social, etc eu incluiria uma outra estratégia que apliquei com alunos do ensino fundamental e depois virou um projeto de oficinas de Educação Patrimonial. Claro é apenas uma dica e cada situação deve ser analisada para ver de que forma podemos adaptar as sugestões recebidas a fim de que funcione da melhor maneira possível.
Comecei pedindo que cada aluno trouxesse na próxima aula um objeto seu que fosse único e de grande valor afetivo. Após a apresentação dos objetos por cada aluno , pedi que refletissem sobre questões como: PQ aquele objeto era tão importante para eles, quais memórias traziam, o que aconteceria se fosse danificado ou perdido? Seria facilmente substituído? Entaõ entrei com a parte teórica do que é Patrimônio, os Tipos de Patrimônio (material, imaterial, natural, etc), quais lugares da sua comunidade eram importantes (praças, museus, escolas), a história destes lugares, etc.
Após trabalhamos o conceito de Memória e unimos Patrimônio e Memória em uma só discussão.A questão da Educação Patrimonial afeta diretamente a memória dos dos alunos e de suas futuras gaerações, a partir do momento que a Escola é sujeito da construção histórica daquela comunidade. Por que preservarmos a Escola então?
Esta discussão pode e deve ser ampliada para temas mais abrangentes de Educação Patrimonial partindo da comunidade, chegando a monumentos históricos, museus, etc.
Encerramos a discussão com a construção do "Museu em uma caixa sapato", onde os alunos são desafiados a construírem dentro de uma caixa de sapato um pequeno museu com pertences particulares que contem um pouco da história individual de cada aluno, fortalecendo assim a memória e identidade de cada criança. Culmina em uma grande exposição na Escola com cartazes explicativos e aberta a comunidade.
Forte abraço, espero poder ter ajudado.
É um tema muito importante, Thais. Não existe, claro, uma receita. Acho que eu começaria esse tópico com um papo sobre conceitos como "propriedade", "bem coletivo" e "coisas que eu gosto". Entender o valor de determinados bens - não necessariamente históricos - pode ser um bom ponto de partida, falar de coisas que façam sentido para eles. Não adianta começar falando de monumentos ou sítios históricos, mas sim de elementos que componham o universo de cada um.

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Doutorado e mestrado na Universidade de Passo Fundo: O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo  iniciou seus trabalhos em agosto de 1998, sendo no ano seguinte reconhecido pela Capes através da portaria do CNE n° 1057/99. O Programa tem como área de concentração a História Regional e conta, atualmente, com três linhas de pesquisa: Política e Relações de Poder, Economia, Espaço e Sociedade e Cultura e Patrimônio.

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