Meus caros,
Gostaria da ajuda de vcs para que eu, como universitário, posso encarar as salas de aula da escola pública brasileira, se os mesmos em um cenário nacional são vítimas de farpas da mídia... Como levar aos alunos o lugar do negro na sociedade atual, sem ferir o orgulho de grande parcela dos alunos que ali estão assistindo aula?
Peço um auxílio, para tornar minhas aulas cada vez melhores.

Atenciosamente,

Vinicius Oliveira

Exibições: 37

Responder esta

Respostas a este tópico

Um tema muito interessante o proposto pelo senhor. Faço meu o seu questionamento.
Oh! meu nobre senti apoio em seu comentário, mas necessito de ideias para que ocorra essa mudança.
olá colega sou estudante de LIc. em Historia como voce, e penso que uma das alternativas que poderiamos usar é correlacionar o tema histórico com a realidade do aluno, a visão de mundo que ele tem e nas series mas avançadas, inclusive, a visão social que o aluno tem do mundo. Por exemplo: quando falarmos em imperio Romano porque não relacionarmos com o fenomeno da glogalozação, pois na realidade o aludido fenomeno ja ocorria na epoca do imperio so que as ferramentas utilizads eram outras. Quando tratarmos sobre descobrimento do Brasil, da escravidão no nosso pais, porque nao relacionarmos com o estado de miseria racismo e exclusão social em que os negros e iindios ainda vivem hoje no nosso pais. Ai por mais "ingenuos" que parecer ser os seus alunos, eles passarm a entender o porque estudam em determinada escola (pública), porque vivem num determinado bairro (perifertia), porque são acometidos por certos tipos de violência. Não digo que seja facil ensinar História, mas trazer o fato histórico para a realidade do aluno penso ser uma ferramenta a ser empregad em sala de aula. Abraços
Realmente essa é uma ótima maneira, que já mantenho em minha prática de sala de aula mas devemos lembrar que assim como os alunos de escola privada os alunos de escola pública são mais imprevisíveis ainda, pois para eles o comportamento deles é uma maneira de se manter perante a sua turma o seu gueto.
olá colega na minha visão ser professor é um misto de varias atvidades, as manifestações no ambiente escolar nos exigem alem de professores, sermos, psicologos, medicos, assitente social, cientista social e nao raras vezes substituirmos pais e mães, ou melhor a familia do aluno. Enfim uma gama de necessidades dos alunos que nao são supridas no seu covivio social e nos professores temos que estar preparados, ter sensibilidade para conhecer o aluno, para atuar sempre visando o seu bem estar e sua formação como individuo e como componente de um tecido social xeio de rupturas, penso que trabalhar temas que valorizem a herança cultural de cada grupo de alunos e promover a interação entre os grupos e uma prática pedagogica a ser observada. Na verdade tinha uma visão simplista da profissão antes de ingressar no curso de Historia, hoje vejo que de fato é muito complexo o papel do professor na nossa sociedade, e concordo com voce professores sempre se deparam com o imprevísivel é a recompensa de trabalharmos intermediando a construção de identidades humanas
O tema é delicado e muito importamte, Vinícius. Assim como você, milhares de colegas professores encaram o mesmo desafio. Não acho que exista uma solução simples, mas pensar em como podemos desmistificar alguns temas pode ser um bom começo. A história do negro no Brasil não pode ser resumir, sobretudo na sala de aula, a uma história de sofrimento, dor e reistência. A história do negro no Brasil também possui (muitas) páginas de troca cultural, de assimilação de hábitos e idéias, é repleta de criação artística e de contribuição ao universo que hoje conhecemos como brasileiro. Começar desta maneira é valorizar um capítulo desta história geralmente secundarizado em detrimento de outros.

Além disso, também é preciso desmistificar que a imprensa e a mídia em geral são veículos meramente manipuladores. Trata-se de um espaço marcado pela ambivalência e principalmente pelos usos que conferimos a essas ferramentas de comunicação.

Bom, espero ter ajudado!
abraços!

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

O historiador Fábio Koifman (UFRRJ) conta ao Café História como transformou mais de sete mil documentos em uma pesquisa histórica bem sucedida e conversa sobre outros assuntos, como a sua relação com os arquivos no Brasil

Links Patrocinados

Cine História

Somos tão jovens

Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }