Como seria o Brasil hoje, se tivesse sido povoado e não explorado?

Gostaria muito de ler o que pensam os amigos do site sobre a questão do Brasil ao invés de ter sido colonizado com exploração, tivesse sido povoado, como os EUA, por exemplo.

Tags: 1530, Brasil, até, holandês, povoamento

Exibições: 1011

Responder esta

Respostas a este tópico

concordo em tudo com Maria Amelia

Simone, como você acha que seria?

Tenho certeza que a primeira coisa que vem à cabeça de todos é uma nação mais solida, melhor desenvolvida e com perpectiva muito bacanas sobre a nação.
Eu passei muito tempo de minha breve vida pouco entusiasmado com assuntos como esses;
Mas hoje acho muito importante, pois além de saudavel, acho muito viavel debatermos sobre eles;
assim contruiremos uma nação muito mais forte daqui pra frente.
O Brasil sofreu pelo tipo de colonização que recebeu;
Não acho que hoje estariamos vivendo em tribos, e morando em ocas; não que isso seja ruim. Porém, todos temos necessidades que o modo vida indigena, seria inviável.
Além do mais, com certeza sofreriamos com a influencia dos povos mais desenvolvidos.
O Brasil ganharia muito, se não tivesse sido explorado, desde sempre poderiamos ter uma economia prosperante, e uma cultura enraizada e sólida.
Com toda certeza o Brasil seria mais forte do que é.

Vamos definir as coisas.

Por "povoado' se entende que tipo de ocupação?

As américas foram povoadas por humanos que entraram pelo estreito de Bering e foram descendo até o extremo sul.

Ao meu ver, foi um tipo de exploração, só que  a explorada foi a natureza ou seja,  não existia nenhum grupo humano "original" que pudesse ser "explorado" por aqui.

Por "explorado" eu entendo grupos entrando em territórios ocupados por grupos menos desenvolvidos e nesse caso o resultado é óbvio e naturalíssimo ou seja, o mais apto e mais forte prevalece no mais puro jeito darwiniano.

Ao fim de tudo não existe lá muita diferença entre uma forma ou outra.

Talvez este seja o grande azar das nações mais novas - não temos a quem ocupar e explorar, salvo por dispendiosas guerras.

Estudos recentes demonstram que o homo-sapiens ao entrar em contato com os neanderthais - em alguma era do gelo qualquer - os exterminou já que competiam pelos mesmos recursos naturais, alem é claro pelo fato de serem diferentes e assim concluímos que os humanos são predadores genéricos. Pouco interessa se uma terra é  habitada ou não. Ela sempre é explorada.

Infelizmente a História não trabalha com se e sim com fatos, então não podemos dize como Brasil seria. Por que o Paraguai deu inicio ao processo produção que favoreceu o seu crescimento econômico e que interrompido pela Inglaterra que se sentiu ameaçada economicamente. Apoiando Brasil e Agente para destruir o Paraguai e foi o que aconteceu. Por isso, o se na História não é trabalhado e sim os fatos, os relatos orais ou escritos.   

A questão é interessante, mas depende de uma premissa questionável. Faz sentido classificarmos as colônias como de exploração ou de povoamento? Milhões de portugueses e espanhóis não se fixaram nas Américas? Um puritano de Massachusetts não queria enriquecer como todo mundo, não matava índios quando precisava? Se esquecermos os rótulos e olharmos para as colonizações em si, eram tão drasticamente diferentes assim, ou as diferenças eram menos profundas do que parecem?

Pensei em como seria o Brasil hoje se não tivesse acontecido o golpe de 64...

Pensando nisso, provavelmente o golpe teria acontecido em 65 e daria tudo na mesma. As condições para intervenções antidemocráticas estavam presentes há vários anos e se manteriam mesmo se o Jango tivesse tido um pouco mais de tato político naquele momento, ou se um ou dois chefes militares fossem mais conciliadores.

Pensei nos então jovens que tiveram castradas as rédeas de suas vidas, por censura, por perseguições, etc. Toda uma geração foi prejudicada. Foi a interrupção da ordem natural, da evolução...

Considero válida esta separação, para uso didático mas não em uma pesquisa acadêmica. A Coroa Portuguesa concentrou-se principalmente no litoral brasileiro, cito por exemplo o caso das Capitanias Hereditarias e o Rio Grande do Sul, integrado tardiamente.

Dá uma boa ucronia..

Seria economicamente superior ( quem sabe ) O número 1 do mundo, desenvolvido e o melhor lugar do mundo pra se viver, pois além de:segurança, emprego e etc teríamos uma linda e respeitada diversidade cultural valorizada pelo resto do mundo.

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da semana

Palácio submerso de Cleópatra: o palácio inteiro foi engolido pelo Mar Mediterrâneo, com o passar dos séculos, e é um importante ponto de pesquisa sobre a cultura greco-romana influenciando construções no Egito Antigo pós-Alexandre.

Links Patrocinados

Cine História

A Memória que me contam - 2013

Entrou em cartaz o novo filme da diretora brasileira, Lúcia Murat, o drama "A Memória que me contam".

A ex-guerrilhera Ana (Simone Spoladore), ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene (Irene Ravache), uma diretora de cinema que sente-se perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão de Paolo (Franco Nero), seu marido, acusado de ter matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }