Como lidar com a questão do bullying escolar? Você já presenciou situações de bullying?

Participe dando a sua opinião.

Tags: bullying, educação, ensino, escola

Exibições: 1313

Responder esta

Respostas a este tópico

A questão da violência na escola é muito antiga. A simples mudança do termo, americanizando uma situação corriqueira em nossos pátios e corredores não a midifica em nada.
Apenas com muito empenho no sentido de se oferecer verdadeiramente uma educação de qualidade e igualitária, a nível mundial e não apenas no Brasil, será possível superar essa angustiante realidade.
O quadro é pintado a partir de diferentes motivos: diferenças físicas (portadores de necessidades especiais, ou simplesmente caractéisticas simples como uma pinta na bochecha), religiosas, raciais, econômicas ou de coloração meramente social no sentido de conquistar maior "status" entre os amigos da escola e/ou do bairro (gangs). Tudo isso é retro-alimentado pelas desigualdades sócio-econômicas, marca inconteste do sistema capitalista que insiste em por à margem de si as questões sociais, enfantizando sempre a lucratividade.
Assim, para lidarmos melhor com a violência na escola (e não apenas entre os alunos) é de suma importância que se tenha uma proposta pedagógica, desde as séries iniciais (quando se forma o caráter do indivíduo) voltada para a superação dessas aparentes diferenças, colocando sempre o ser humano e a sociedade por ele formada acima dos interesses econômicos e profissionais, o que não ocorre, vejamos o exemplo dos cursos pré-vestibulares a estampar nos diferentes meios publicitários o rosto (as vezes sem a devida autorização) daqueles que passaram nos concursos vestibulares em detrimento ao fator humano e social que envolve a escola em todas as suas etapas.
Minha filha foi, por um ano, professora do primeiro grau - sétima série - viu ficanava penalizada pelas agressões sofridas por um obeso e um homossexual. O garoto homossexual era vítima de chacotas no colégio inteiro. E êle era a bicha. Nunca o chamavam pelo nome e sim, bichinha.
A mãe dêle falava: bem feito para êle. Quem mandou êle ser viado?
Minha filha no final do ano mudou de profissão e poucos anos depois ficou sabendo que o garoto é viciado em crack e mora na cracolandia de BH. Lamentável esse seu destino.
Que história triste, Rockefeller. É lamentável realmente que exista dentro das escolas não só práticas de bullying como essa relatada como também sentimentos homofóbicos tão intensos.
O bullying é tao real, mas infelizmente o sistema educacional está contribuindo para a permanência dela.
Sua idéia é muito boa. Deve ser fazer um retrato dessa prática. Tenho a impressão que as escolas particulares religiosas atentam mais para o assunto. Parece-me que as escolas leigas fizam os alunos a passar em vestibulares mas não dão a devida atenção à formação moral do aluno. Quanto às escolas públicas, o professor tem de correr para dar muitas aulas para ganhar um salário razoável. Mas a idéia é muito boa.
A prática do Bullying realmente é um problema sério e precisa ser analisado para que se possa saber combater.No final de abril participei de um seminário sobre o assunto e percebi que esta prática é comum em muitos ambientes principalmente no escolar, hoje com índice mundial acima de 40%, o que inclui também o Cyberbullying ou seja, a utilização de ferramentas da internet e outras tecnologias de informação em sua prática.Conhecendo melhor o que é Bullying percebemos infelizmente esta frequência na escola e também muitas vezes nossa omissão frente à questão ou por falta de interesse por acharmos que apenas a direção deve intervir ou por falta de argumento.Precisamos buscar o máximo de informação possível sobre este e outros tipos de violência que podem resultar em grandes malefícios para nossas crianças e jovens afim de tentarmos fazer por onde quem sabe evitar que tragédias como as ocorridas em algumas escolas a exemplo de Columbine,EUA,1999,e outras se tornem cotidianas.
Sim concerteza já presenciei e mais ja sofri também

Para o adolecente é o fim , sente um nada.
Eu me sentia tão mal c vontade de morrer
mas superei
Acho que as escolas deveriam fazer paletras sobre esse tema para alertar a juventude
Há uma serie de fatores que envolvem este problema e combate-lo exige de nós professores um esforço maior em classe! Querendo ou não o espaço escolar é o reflexo da sociedade a qual ela está inserida, por isso, os alunos trazem dela o que há de bom e o que há de ruim. Como podemos fazer uma filtragem disso? Acredito que o espaço escolar tem que ser um espaço de diálogo constante, às vezes de forma indireta tratar de assuntos polemicos e relevantes, de outra tratar o assunto com um foco especifico quando ocorrer em classe. Tambem as familias devem ser envolvidas para juntos com a escola traçar soluções a estes comportamentos. Temos que pensar, e não somente pensar, formas de tratar os temas transversais tão pouco usados nas escolas que contempla os assuntos e comportamentos sociais, não afim de moldar o aluno, mas sim construir com ele a cidadania.
Sou professor há 3 anos e, nas escolas em que trabalho, esse comportamento é muito comum. O bullying nunca vai acabar com mecanismos externos e sim com uma mundança interna dos seus valores.
Já presenciei várias vezes e continuarei a presenciar devido a fragilidade institucional e júridica das escolas, principalmente as públicas.
Nas escolas em que trabalhei não existe qualquer proposta para solucionar a questão.Pior. Na maioria das vezes os casos são ignorados pelos membros da escola, como professores, alunos e demais funcionários.
Olá!
Penso que há algumas situações a serem discutidas sobre o bullying. Primeiro, há uma dificuldade de metodologia para lidar com o problema porque há uma dificuldade de conceituação: como dito nas palavras iniciais da matéria, bullying é uma prática sistemática, repetida, praticada contra alguns alunos. Assim, não se pode confundir qualquer prática de provocação ou desentendimentos entre alunos com a prática de bullying. Pois, os valores e os comportamentos dos alunos mudam com o passar do tempo, desta forma, o que era considerado desrespeito há alguns anos, hoje é normal. Não estou defendendo essa situação, essa é uma constatação. O que sinto constantemente é que o bullying é o termo pedagógico da moda como a situação de aluno hiperativo foi há pouco tempo atrás. É necessário então uma profunda dscussão e entendimento sobre o que exatamente é o bullying, qualificá-lo e quantificá-lo e então buscar resolvê-lo.

Abraços, até a próxima.
Acho que as escolas ainda não estão preparadas para enfrentar esse problema. Meu amigo sofria bullying e até cyberbulling, a diretoria tomou uma providência mas nem resolveu o caso. Criaram uma comunidade para ele no orkut, eu denunciei e deletaram a comunidade.

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

O historiador Fábio Koifman (UFRRJ) conta ao Café História como transformou mais de sete mil documentos em uma pesquisa histórica bem sucedida e conversa sobre outros assuntos, como a sua relação com os arquivos no Brasil

Links Patrocinados

Cine História

Somos tão jovens

Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }