Como devo escolher um bom tema para monografia e não correr o risco de não se ter fontes necessárias para sua construção?

Escolha do tema ideal para monografia

Exibições: 532

Responder esta

Respostas a este tópico

Penso eu que você tem que verificar isso antes da construção do seu projeto de pesquisa. Se você o conseguiu construir, certamente você precisou de fontes para fazer isso. Depende muiti da pessoa e do interesse da mesma. Acgo q iso não seja possivel de acontecer. Já que "tudo" virou fonte com a nova História Cultural. Qual o tema que você quer pesquisar?
queria abordar algo relacionada a importancia da fotografia com recurso pra pesquisas historias tenho que fazer o projeto de pesquisa pra entregar neste semestre..........
Aqui na UFPI teveum cara q trabalhou com fotografia na dissertação de mestrado dele. Vou ver te te arranjo o contato dele ou a dissertação dele. Seria legal tu conversar com elel e tal. Abraço.
acho que o primeiro é procurar as fontes antes que tudo. você poderia ter um bom tema mas não com que sustentar a sua investigação. há um bom livro que se chama como fazer uma tese de umberto eco onde pode ver coisas funtamentais pra uma investigação em geral.
Os meus melhores desejos.
Misti
bom dia.
Uma boa monografia deve necessariamente conter os seguintes elementos: inspiração, dedicação, satisfação e fontes.
Sobre os três primeiros penso ter ficado claro que uma boa idéia, não necessariamente original, mas com uma boa dose de prazer naquilo que se esta fazendo é fundamental. Os estudos estão diretamente relacionados a dedicação que você deverá dedicar as pesquisas e a escrita da monografia. O último elemento pode até parecer difícil; mas faz parte do processo e deve ser encarado como mais uma etapa da construção do conhecimento. No seu caso, sendo uma monografia, o uso de fontes primárias pode ser utilizado, mas não necessário. Você pode muito bem basear-se em fontes secundárias, de boa escolha e qualidade que certamente fará um bom trabalho. Seu orientador nesse momento deverá ter um papel fundamental. Se fosse escrever uma dissertação ou uma tese, ai sim, recomendaria mais apreço as fontes primárias.
Bons estudos , qualquer coisa..estamos ai.
jorge dias
Outro problema é encontrar alguém que te oriente.
Acredito que boas pesquisas em história, surgem quando o tema também "procura" o pesquisador. Evidentemente, a alegoria que utilizo quer dizer que se você se encontra com uma temática que lhe desperte inquietação, esse tema, pode vir a ser seu objeto de pesquisa. No meu entender, você não precisa se preocupar em encontrar um tema para pesquisar. Penso que você deve ler sobre os mais variados assuntos, especialmente aqueles que se façam presentes na sua cidade ou região, e, quando um lhe "provocar", lhe trazer "interrogações", ai você estará de frente a uma boa pesquisa...
Uma boa referência é o livro das três Marias, publicado pela Ática (A pesquisa em História), da série Princípios.
Valeu
Dentro do seu tema que é macro vc tem que tentar encontrar um micro ou seja um ponto de onde vc vai começar a escrever para que não se perca. Vc pode por exemplo escever sobre as fotografias da segunda guerra mundial na qual mostravam os combates nos campos de batalha.
Excelente pergunta. Não é difícil encontrar ótimos temas, mas que são inviáveis por falta de fontes. Uma alternativa é visitar um arquivo de sua escolha, olhar um determinado material de sua escolha (por exemplo: fundo de polícia política em São Paulo sobre comunismo) e depois encontrar seu objeto. No entanto, você pode fazer um trabalho de crítica historiografica ou ainda teórico. Abs!

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da semana

Palácio submerso de Cleópatra: o palácio inteiro foi engolido pelo Mar Mediterrâneo, com o passar dos séculos, e é um importante ponto de pesquisa sobre a cultura greco-romana influenciando construções no Egito Antigo pós-Alexandre.

Links Patrocinados

Cine História

A Memória que me contam - 2013

Entrou em cartaz o novo filme da diretora brasileira, Lúcia Murat, o drama "A Memória que me contam".

A ex-guerrilhera Ana (Simone Spoladore), ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene (Irene Ravache), uma diretora de cinema que sente-se perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão de Paolo (Franco Nero), seu marido, acusado de ter matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }