Como a internet vem lhe ajudando na pesquisa histórica?

As novas mídias, sobretudo a internet, estão alterando de forma significativa a rotina e a estratégia de pesquisa de muitos historiadores. Não raro, essas novas mídias estão colaborando e muito para a pesquisa histórica. Como você percebe isso na sua vida profissional?

Exibições: 359

Responder esta

Respostas a este tópico

Acho que a internet aproximou as idéias que ficava escondida,só existia no anonimato, hoje qualquer um que tem uma idéia sobre algo, desabafa na internet, a i encontra pessoas com mesmo grau de raciocino, porque se for falar o que vc pensa na sua casa ou no seu trabalho, não combinará muito bem, porque idéias abre discórdia, e discórdia abre debates.

Interessante, Agnaldo.

Mas pelo que vejo a questão da autoria ainda é uma questão hoje na internet, não?

Agnaldo eu achei interessante o que tu falaste. A internet é um meio de fazer pesquisas mas também um meio de formar amizades, inda que virtuais e que podem vir a se tornar "reais". Eu  tinha pensado nisso também porque a maioria dos estudiosos do "fenômeno" internet diz que ela a internet torna a pessoa mais solitária ou a afasta do convívio social o que é uma bobagem , e pode justamente ser ao contrário, o internauta busca companhia para sua solidão intelectual ou grau de raciocínio como disseste. Ao contrário do que muitos pensam, a internet não deixa a pessoa solitária e afasta do convívio social como muitos sabidões apregoam, até os famosos nerds que são tido como solitários formam as suas "tribos" urbanas e virtuais. Eu acho que a internet é como uma faca, pode ser usada pra saciar a fome ou para matar, depende muito do uso que fazemos das coisas, para o Bem ou para o Mal. O que eu notei também é que a maioria das pessoas quase não vê mais tv aberta e acessa mais a internet, ainda mais agora com essa febre de ligar o notebook a uma tv LCD...

Bem, a experiência com internet, como disse, é ampla, mas é uma ferramenta. Muitos alunos cometem o erro de lançar mão do expediente ctrl C + ctrl V e nem averiguam o conteúdo. Assinam trabalhos ou pesquisas deficitárias, com referências erradas, páginas erradas, etc.

Fora isso, com apuro e net é de grande valia, mas como é o reflexo da sociedade, tem muita coisa boa e muito lixo, também...

A internet vem me ajudado na busca por fontes históricas. De vez em quando preciso rever o nome de algum autor que preciso pesquisar no momento,quando não acho na biblioteca da faculdade,recorro as pesquisas na internet. E ainda me ajuda bastante na elaboração de minhas aulas.

Eu não frequento mais bibliotecas públicas, mais embaixo explico o porquê. Pesquiso comprando livros e revistas em sebos ou na internet. Na internet dá mais trabalho porque tem que garimpar.

Não vou mais em bibliotecas, públicas ou não. Motivo: o péssimo atendimento, ninguém sabe dar informações. Parece que trabalham nas bibliotecas pessoas de mau humor e que não gostam do que fazem, pelo menos comigo foi assim.

Eu gosto de sebos, sempre se acha alguma coisa interessante! Aqui na minha cidade tem 3!

na vida proficional o auxilio da internet nos facilita em comunicaçoes e apreendizagem faciltada em momentos de dificuldade como quando nessecito aprender algo urgente para tratar um problema q esta acontecendo em meu abiente de trabalho descubrir novas possibilidades de cresimento proficional e cultural

recentemente eu aprendi a usar e mexer no Torrent, tenho descoberto documentários, filmes, documentos e livros legais de História por lá. Eu uso o Bit Torrent, que eu achei mais fácil de aprender, e uso um acelerador para ele e o Cheat Engine. Sem esses dois, o Bit Torrent fica um pouco lento para baixar, se for filmes.

também assisto o History Channel mas pela internet, não tenho tv a cabo. Quem quiser assistir, é só entrar neste link e fechar as janelinhas de propaganda, a imagem é relativamente boa e não fica trabando, pelo menos na minha conexão não fica, eis o link:

http://www.televanbh.com.br/hd-tv-history-channel-brasil.html

Acredito que o uso das novas tecnologias contribuem bastante para o desenvolvimento do trabalho do historiador, principalmente na facilidade de divulgação de sua pesquisa como também em entrar em contato com novidades da àrea. No entanto, pra tudo se requer muita cautela, pois muitos saites não são confiaveis.

Agora, no campo do ensino de história, o uso de novas tecnologias em sala de aula requer uma certa urgência por parte dos professores, que ainda estão muito limitados, enquanto seus alunos voam. 

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da semana

Palácio submerso de Cleópatra: o palácio inteiro foi engolido pelo Mar Mediterrâneo, com o passar dos séculos, e é um importante ponto de pesquisa sobre a cultura greco-romana influenciando construções no Egito Antigo pós-Alexandre.

Links Patrocinados

Cine História

A Memória que me contam - 2013

Entrou em cartaz o novo filme da diretora brasileira, Lúcia Murat, o drama "A Memória que me contam".

A ex-guerrilhera Ana (Simone Spoladore), ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene (Irene Ravache), uma diretora de cinema que sente-se perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão de Paolo (Franco Nero), seu marido, acusado de ter matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }