História, origem e crenças das principais religiões 

Desde os primórdios, os homens acreditavam que os fenômenos naturais, como por exemplo, as trevas, o calor, o frio, a vida e a morte, eram controlados por deuses e espíritos.

Segundo suas crenças, esses espíritos eram capazes de habitar as rochas, as árvores ou os rios, sendo que cada um deles possuía uma função diferente do outro. Os crédulos acreditavam receber sua benevolência por meio de oferendas, como: canções, danças, sacrifícios e magia. 

Ao analisarmos a história das civilizações antigas, como as do EgitoChinaGrécia e Roma, percebemos que estas eram politeístas, ou seja, possuíam vários deuses, que, em sua grande maioria, eram temidos por seus adoradores, que sempre se esforçavam para não os ofender ou irritar.  

Sacerdotes, especialmente treinados para interpretar a vontade divina, ensinavam ao povo como viver conforme a vontade dos deuses e também como homenageá-los. Esta atividade permitia que os sacerdotes obtivessem um grande poder. 

Grande parte das religiões acredita numa existência após a morte, onde os bons são recompensados e os maus punidos. Este é o motivo que fazia com que os egípcios embalsamassem os corpos dos faraós.  

Já nos funerais do homem primitivo, assim como os de chefes de tribos escandinavas, existia a demonstração de crença numa outra existência.

A idéia de uma força superior às demais, como o deus Sol, a deusa Lua, Zeus ou Odin, formou uma fé comum a muitos povos; contudo, foram os hebreus (e depois os judeus) que introduziram a crença num único Ser Supremo (Iaveh), criador de todo o Universo.

Posteriormente surgiu o Cristianismo, onde a partir dos ensinamentos de Jesus Cristo,(?) Filho de Deus(?), conforme se encontra escrito no Novo Testamento, o homem conhece o evangelho. A religião cristã baseia-se no amor ao próximo. 

As religiões orientais são em grande parte bem antigas e seguidas por inúmeros povos, entretanto, uma mesma religião toma rumos diferentes de acordo com o país e costumes de seus fiéis.

Sendo assim, certamente a Ciência e a arqueologia vão subjugar a religião, e você o que acha?

Exibições: 507

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Obrigado ela oportunidade de falar! Eu tembém gostei de debater este assunto com você.

Um abraço meu amigo!
Meus cumprimentos a todos que participaram deste debate.
Sei que estou chegando tarde e não quero sentar à janelinha, mas se me permitirem darei uns pitacos, simples balbucios de uma pessoa, que, como nos diz São Paulo, "mesmo que às apalpadelas", procura entender o e em que mundo vive.
Para mim a questão de a ciência subjugar a religião, ou a religião subjugar a ciência, por si só, não nos diz nada, pois estamos sempre a analizar um momento presente, com os reflexos de um passado.
A religião em si, não deve ser confundida com as instituições e/ou denominações.
Eu sou Católico, por isto sou considerado cristão, mas a pertença pura e simples à uma denominação de uma instituição que se apresenta como pertencente a uma religião monoteísta, não significa que eu tenha ou represente esta dita religião, ou ainda, a conheça e realmente a pratique, posso somente ser um membro de carteirinha.
Religião é re-ligar, é estar em sintonia com algo ou alguém que se julga um Ser Superior, e isto como alguns disseram vai pela fé. Então, não se pode negar a fé, não se pode negar esta fé em um Deus, seja de que maneira nós o chamemos, se Deus, Iahweh, Javé, Jeová, Alá ou outros nomes, assim, como, mesmo os que se professam ateus, acabam sendo religiosos, pois a sua religião, ou será o que ele considera a sua força, ou a sua "razão" e assim vamos ....
As sociedades, em seus primórdios, extasiadas, assustadas e perplexas com a natureza que as rodeava, não tendo explicações para isto, acabaram por as encontrar em misticismos, que os levou a chegar a idéia de "deuses" causadores de tudo.
Na Grécia antiga, os filósofos, já com algum conhecimento, buscam explicações mais racionais, mas mesmo assim, acabam "prisioneiros" de uma explicação religiosa.
E até hoje, com todo o avanço científico que temos, muitas "coisas" estão sem explicação ..... e a ciência, como resultado pura e simples da razão, nunca as encontrará.
Podem muitos achar que Deus esteja morto, ou que nunca existiu, pois a ciência pode explicar a origem do Universo através do Big bang (teoria que considero plausível), mas, não chegará a explicar o momento anterior à esta explosão "criativa" .......de onde se originou esta matéria primordial? Como ela se junta em uma energia, explode e se dispersa? A ciência chegará até ao momento exato da explosão, mas não chegará e não explicará o "antes" ..... isto é um mistério, e o mistério só a fé permite, quem sabe não entender, mas aceitar.
Um abraço a todos.
A partir da Leitura de Peter Berger acho difícil que a ciência subjugue a religião.
oi Maico, acho que já foi, é só tirar os olhos dos livros e coloca-los no mundo real, e fazer uma leitura sem "paixões" veremos que se existe algo falido é a religião, o curioso é que em virtude da solidão e do desespero das pessoas ela (religião) ainda tem força política (muita) e psicológica(falo da fácil manipulação), mais é só ter acesso aos "bastidores" (eu os conheço, já fui seminarista, sou formado em teologia duas vezes, já convivi com sacerdotes de tudo que é religião) que se descobre que a religião, (todas elas), são como os partidos políticos, ou seja, o discurso e o estatuto são em muitos anos luz distantes das praticas alienadoras, isso sem falar no peculato, desvio de verba, etc.. etc...etc.... entendo sua posição, mais no mundo real, as pessoas comuns andam de Metrô, enquanto aos lideres (religiosos) andam de LAND ROVER, mais cada um acredita no que quer, eu depois de muitos anos de pesquisa e estudo sobre o tema, descobri que o mundo estaria muito melhor sem ela (a religião) pode anotar, ainda teremos guerras e devastação em nome de DEUS, e isso só vai servir para provar o que digo.
abraço amigo.
o bom disso tudo é o debate de idéias..
A ciência ha muito tempo subjugou a religião. O problema é que essa mesma ciência tem tido dificuldades em subjugar o chamado censo comum.
Talvez, quando tivermos um exército de Carl Sagans e escolas verdadeiramente laicas, a ciência poderá subjugar este último.
boa noite Mauro, concordo com você, mais vou além, sei que a ciência tem seus limites, mais se existe algo em que não se pode confiar é na religião, falo isso pelos motivos que relatei no comentário de cima, é só pensar o universo sem alienação que nós abriremos os olhos para a realidade, as distancias cósmicas, o espaço tempo, nossa galáxia tem mais estrelas que grão de areia na praia de Copacabana, isso para te dar um único dado. quando se abre a mente, as religiões e seus messias ficam feridos de morte! abraços amigo! Paz!

Boa tarde Marcos .

A  ciencia nao tem qualquer poder em relacao à religiao .

As leis a que a Terra se rege sao ditadas por Deus e ela mais nao faz do que obedecer ao seu Criador .

Sim a Terra é um ser vivo e obedece a leis como todas as outras criacoes de Deus .

Cumprimentos

A religião foi a maior invenção do "Diabo", "Satanás" que significa "mentiroso" e "opositor", então assim ele fez jus a seu nome, a bíblia não fornece seu real nome, apenas esses títulos, ele é o responsável pelo Joio descrito na bíblia, Veja um exemplo:

Religiões dizem seguir a bíblia, dizem fazer a vontade de Deus, mas segundo a bíblia apenas uma faria isso, como saber qual, as religiões tem promovido guerras, conflitos, apoiam ambos os lados de uma guerra, assim fizeram Católicos, mórmons, protestantes etc... na primeira e segunda guerra mundiais, então, se irmão matou irmão, houve amor entre eles?

Imagens, a bíblia é clara sobre as imagens, acha que uma religião que utiliza esse artifício reflete a vontade de Deus?

Deuteronômio 7:5

5 “Por outro lado, deveis fazer-lhes o seguinte: Deveis demolir seus altares, e deveis destroçar suas colunas sagradas, e deveis cortar seus postes sagrados, e deveis queimar em fogo suas imagens entalhadas. 6 Porque és um povo santo para Jeová, teu Deus. Foi a ti que Jeová, teu Deus, escolheu para te tornares seu povo, uma propriedade especial dentre todos os povos que há na superfície do solo.

Êxo. 20:4, 5, MC: “Não farás para ti imagens esculpidas, nem qualquer imagem do que existe no alto dos céus, ou do que existe embaixo, na terra, ou do que existe nas águas, por baixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto [“não as adorarás, nem lhes darás culto”, Fi], porque eu, o Senhor, teu Deus, sou um Deus cioso.” (Grifo acrescentado.) (Note que a proibição era de fazer imagens e prostrar-se diante delas.)

Enfim! São questões simples de serem respondidas, o maior problema é o orgulho, há mais preocupaçao com a religião da infância em alguns casos, ou dos pais, e com tradição, do que com aquilo que vem realmente de Deus!

Esqueci...

A religião será subjugada por Deus mesmo, segundo a bíblia, a prática religiosa será proibida por vontade do próprio Deus, mas quando todas estiverem destruídas então os verdadeiros seguidores de Deus serão persseguidos e então deus irá interferir e virá o dito "fim", e todos saberão que ali estava a verdade e assim como na porta da arca, baterão, procurarão mas não mais encontrarão, e será o tão famoso dia do armagedom, curiosamente uma palavra tão famosa que só é dita uma vez em todas as escrituras no livro de "apocalipsys" que significa REVELAÇÂO.

Quanto a pergunta: a etimologia da palavra religião vem do latim religîo, onis, culto religioso, práticas religiosas, que remete a religare, significando religação com o divino. Portanto, a religião é uma questão de fé. Crê-se ou não.

A sua respostas está equivocada. Religio (onis) vem do latim "relegere", ler novamente com atenção. Quem inventou essa falsa etimologia "religare", tornar a ligar o homem a deus, foi o filósofo cristão Lactâncio. Portanto, religião é uma questão de invenção.

De fato, a religião já foi subjugada pela ciência e muito mais pelo "business". A fé é uma mercadoria, um refrigerante, um laxante e uma panacéia que é vendida livre de impostos para o consumo desesperado daqueles que não suportam apenasmente viver.

Aliás, nem precisava da ciência. A religião por si só deu cabo de sí mesma.

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

O historiador Fábio Koifman (UFRRJ) conta ao Café História como transformou mais de sete mil documentos em uma pesquisa histórica bem sucedida e conversa sobre outros assuntos, como a sua relação com os arquivos no Brasil

Links Patrocinados

Cine História

Somos tão jovens

Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }