Conforme notícia publicada no Café História, a Itália vai pagar à Líbia cinco mil milhões de dólares (cerca de 3,4 mil milhões de euros) nos próximos 25 anos a título de indenização pela ocupação colonial, declarou na última semana o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi.

Você acha que as antigas metrópoles deveriam indenizar suas ex-colônias? Isso é correto ou não? Trata-se de uma ação ideal ou que não faz a menor diferença? Existe como reparar os danos causados? O que poderia ser feito?

Junte-se a nós e participe!

Tags: Colonização, colônias, metrópole

Exibições: 447

Responder esta

Respostas a este tópico

Caríssimos,

Minha presença aqui é apenas para desestimular esse debate. Nem mesmo a Líbia está, a sério, a reivindicar indenizações da Itália, um país cuja pujança econômica está em constante queda. Esta questão simplesmente não está colocada em qualquer fórum mundial e não ultrapassa a condição de hipótese absurda. Se querem discutir os malefícios, reais, que os colonizadores europeus produziram na Ásia, África e América deveriam abrir um tópico específico sobre o assunto.
Toda a discussão aqui travada não passa de masturbação intelectual. No caso da debatedora Manila, já ficou claro que está mais focada na arte de escrever, na qual está principiando. Se fosse criado um fórum específico para isso também, teria enorme prazer em ajudá-la a melhorar o seu estilo.
Fica claro que os termos da discussão seriam mais reparações, reposicionamentos, no campo prático, com resultados visíveis no cotidiano da população, de todos os povos. Sá haverá paz onde não houver fome.
E a maior de toda ética, a honestidade, resume-se em dividir direito.Um reconhecimento do outro.
O Fernando Pinto da Silva, me parece, sente bem este 'indiscutível' da questão.
É inquestionável que o processo está em desenvolvimento. Alguns povos alcançaram, já, alguma autonomia. outros ainda não.Há desigualdade pois há exploração. Melhor que discutir os males causados no passado, seria pensar nos males que estão por vir. Para não falarmos nos males presentes, as mentes colonizadas em ação.
Também confesso o prazer de poder estar nesta masturbação intelectual, e agradeço encontrar a possibilidade de debater questões, para mim, totalmente pertinentes. O espaço para o exercício da inteligência é exíguo. Não pode ser conquistado sozinho. Por ser raro, me dá, sim, imenso prazer, saber o que entendem os outros, e organizar meus próprios entendimentos.
Sinto em mim os efeitos dos velhos desentendimentos entre as nações, entendo que há acertos a serem feitos.
Vivemos os momentos pós clímax da tensão, o clima de suspense calado, antes do desfecho, que se dá apenas com o surgimento de algo surpreendente, novo, que muda e faz parecer novo, o 'mundo-véio,sem portêra'. Se não há como extinguir a exploração, apelemos ao menos, pela dignidade das pessoas excluídas, por seu direito de entrar na festa, na comemoração ao 'happy end'.
Se levassemos em conta a equacao economica,custo/beneficio, da colonizacao, teriamos que indenizar certamente, os portugueses. E' puro maniqueismo so ver as coisas pela metade, de acordo com as nossos
interesses, ideologias e carater e nao querer enxergar o todo. Maniqueismo e' uma forma burra de pensar.
Simplifica dogmaticamente a vida, a uma visao bitolada. Maniqueismo incrementa a intolerancia, desarmonia e e' destrutivo. Tem sempre uma percepcao distorcida da realidade. E' como fanatismo religioso. As pessoas maniqueistas, tem fe cega e louca nas suas ideias paranoicas preconcebidas. Encurralam seu pensamento, entre muros mentais. E demonizam o ponto de vista, rival. Pura irracionalidade. Pela otica maniqueista de alguns,a colonizacao portuguesa so foi maligna.Nunca veem o lado benigno. E o paradoxal, e' que quase todos os brasileiros, tem um portugues dentro de si.
Claro que os portugueses, levaram minerais, pau-brasil, que era basicamente extraido por os indios e vendido para os portugueses e outras cositas mas. Mas qualquer pericia tecnica, que nao seja mal-intencionada,comprova que os portugueses geraram imensas riquezas
para o Brasil e tiraram o Brasil, criado por eles, da idade da pedra. Trouxeram quase todas as tecnologias disponiveis na epoca. Tecnologia de arquitetura, engenharia, agricola, maritima, medica etc. Trouxeram a cana de acucar e cafe. A industria do acucar e cafe criadas por eles, ate hoje, nos geram riquezas imensas. Trouxeram o cacau, soja, algodao, com as respectivas industrias, que
rendem grandes fortunas para o pais. Trouxeram a banana, laranja, limao, abacate, coco, manga, jaca, carambola, roma, melao, melancia,trigo, aveia, canela,noz-moscada, nozes,macas, peras
figos, uvas, pessego, tamarindo. Ate o feijao e arroz que nos comemos, foi trazido por eles.
Trouxeram os cavalos, vacas, bois, cabras, galinhas, ovelhas, caes, jumentos etc. Por tabela a industria da pecuaria e laticinios e milhoes de outras coisas, que ate ao presente, geram gigantescas riquezas.
Culturalmente nem se fala, desde teatro a instrumentos musicais, passando por carnaval, tudo introducao portuguesa. E o custo colossal da construcao do Brasil?Somos, quer se goste ou nao, invencao de portugues, que foi historicamente a nossa forca motriz. Uma dose de bom senso,
nos ajuda a nao sermos cegos mentais e ver tambem, a verdade dos outros.
Manila
Pô, garota manila, você está mais para ser psicóloga, tão preocupada em taxar os outros de alguma coisa. A questão do tópico, mesmo, você não consegue tocar, presa em sua visão maniqueísta, em suas frases feitas de efeito duvidoso. relaxe, ninguém vai tomar sua oportunidae. Pense um pouco e edite as coisasque acha, antes de clicar 'enter'. Colabore para o debate com acréscimos produtivos, deixe o bate-boca para a mesa do boteco. Ali fica legal repetir expressões malabarísticas para afetar cultura. Sei como é esse negócio de chamar atenção, e posso garantir que surte melhores resultados na balada, quando pode até ser um certo charme falar pelos cotovelos.
Oh criolo dificil! garoto eduardo,Falou, falou e nao disse nada.Cara, voce esta todo errado.Nao deu uma dentro. Essa artimanha ridicula de inverter as coisas, nao pegou bem.
Parece que voce, gosta de dar vexame. O campeao do supercampeonato de bate-bocas aqui
e' voce. Alias o campeao de tudo por aqui. Rei da cocada preta! Parabens campeao!
E' so alguem ter uma opiniao contraria a sua, que arrepia logo as penas e entra de sola.
Se quer patrulhar todo o mundo, entra na policia, po! So faltava mais essa, patrulheiro ideologico por aqui. Se manca meu! Me xinga ate de psicologa. E' mole? Alem do mais
e tarado por censura. Fica aqui querendo botar regras de censura, como os outros se devem expressar.E quando censurado pelo cafe-historia, ficou com o rabinho entre as pernas, caladinho, sem reclamar. Que vergonha! Procure garoto eduardo,chamar mais atencao, como eu,
sendo mais positivo, aportando ideias e nao insultando , policiando os outros e fazendo
ataques pessoais. Em vez de ficar gastando besteira a toa e jogando conversa quixotesca fora, comente minhas mensagens racionalmente e civilizadamente.
Oh cara dificil!
Manila
Estou num debate, exponho minhas concepções, já para apurar o que suscitam. Leio as proposições alheias e devo, pela condição de ter entrado em um debate, discutir os pontos que me parecerem relevantes. Assim, cresce uma discussão. Sua impertinência maior, Manila, é cobrar nos outros exatamente aquilo em que você é mais precária. Seu linguajar grosseiro não me acanha. já enfrentei coisa pior. Mas a elegância sempre pode conferir mais confiabilidade, por ser fruto de amadurecimento. se fui censurado pelo Café História, ainda não fui notificado. Certamente ponderarei, caso aconteça. Gostaria, sim, que você expusesse mais abertamente, não só sua ideologia, como argumentasse em favor de seu ponto-de-vista. Poderíamos crescer com um verdadeiro debate de opiniões. Cuide mais de seu discurso, aproveitando o dos outros, não beligerando tão raivosamente. Seus pensamentos podem me interessar, ainda que tortos. E só.
Ta feia a coisa! Que cara encrenqueiro, criador de casos! Tava, eu no meu cantinho,
sossegado, mandando minhas mensagens, derrepentemente, o destrambelhado do Eduardo entra na marra,barbarizando,partindo para o braco, me chamando de tudo, sem fazer um unico comentario a mensagem e ainda diz que le as "proposicoes alheias". So pode ser piada. Nao tem medo do ridiculo? E cheio de papo-furado ainda posa de irmanzinha da imaculada conceicao e tira onda de vitima. Faz o mal e a caramunha.Oxente! Que enrolao! E essa xingacao toda, de grosseiro a raivoso, faz parte do show de circo. Ta a procura de atencao e consagracao! Eduardo, pare com essa presepada, de querer ser o governo deste
forum, o mauzao do pedaco, metendo chumbo grosso em quem nao reza por sua cartilha, cheia de ideias podres, esclerosadas , falidas de pai e mae. Odio racial e' obscurantismo. Nao veja o mundo preto e branco.Junte-se as pessoas decentes,
que querem melhorar este mundo, sem olhar para a cor de sua pele. Odio tem efeito bumerangue.Backfire, man!Procure sempre contribuir para o bem comum,
sem demonizar os outros.
Entao fica combinado assim: voce finge que nao e' grosseiro, torto e raivoso e eu finjo que acredito.Autocontrole-se mais. Vou esperar voce se acalmar,
para convida-lo para um churrasco de confraternizacao. Topas?
Manila
Não, obrigado, sou vegetariano e não bebo.Quanto ao debate, já nem se lembra...
Amigo Fernando, com humor, piada e indignacao, nao se brinca.Nao vou discutir com voce, porque
voce e' meu amigo e amigo tem sempre razao. Porem, por nao entender xongas de indignacao, voce agora, esta confuso. E esta confuso porque pensa com clareza e lucidez. Foi o que eu falei: o excesso de falta de indignacao, provoca confusao.Mas tem o seu lado bom, agora eu estou aproveitando para aprender confusao com um confuso. Voce e Deus, que sao ateus, vao ter que ter mais fe na minha indignacao rochosa. Portanto, se uma montanha de indignacao vier na sua direcao, corra pra dedeu,porque e' desabamento. Mas nao se preocupe, eu estou aqui para livra-lo de toda a confusao do crepusculo com o opusculo.Apesar de ser recordista mundial de indignacao, o que mais me arrependo nesta vida e' ter pouca indignacao.
Manila
Sim, evidentemente. Mesmo por que a tal "metrópole" geralmente é rica e a ex-colonia...pobre... e pobre por que foi dantescamente explorada , direitos usurpados e etc. etc. etc. Aliás, pra fazer valer o nosso Estado Laico e tirá-lo da farsa em que se encontra, hoje, que tal se a igreja católica também devolvesse o ouro e pedras preciosas que roubou de nossas minas para forrar seus interiores e pintar seus anjos, utensílios "santos" e etc.? Se não quiser devolver, que pague em dinheiro atual + juros ao povo brasileiro o que nos surrupiou.
a igreja católica promove campanhas de solidariedade, desenvolve a cada ano uma argumentação mais eficiente, para convencer indivíduos a contribuir com doações. A última diz que Deus não combina com dinheiro, ou algo assim. não comenta a riqueza acumulada e estagnada no vaticano, nem se refere ao fato de que, metade da responsabilidade por toda a miséria no mundo é da Igreja Católica, esteio do movimento colonialista. Milhões continuam sendo arrecadados, às custas da comoção diante de imagens de miséria. Mas nunca o montante arrecadado supre o problema. Novas campanhas precisam ser feitas... E os tesouros papais vão se mantendo.

Boa tarde,caros leitores

Vou ser o mau da fita ,mas é só para lembrar de que sem os europeus e a sua colonizacao os países colonizados nao teriam o desenvolvimento que teem hoje.

Nao acredito que Portugal tenha ficado rico com as colonias ,porque nao havia progresso como há hoje e nao há colonias desde 75 .

Aceito que até antes da independencia do Brasil (1822)havia alguma exploracao

Naquele tempo nao havia a nocao de colonia ,mas um Império

Cumprimentos

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

Ano passado, conversamos com Angela Bettencourt, uma das principais responsáveis por projetos de digitalização dos acervos da Biblioteca Nacional. Clique na imagem e relembre esta conversa.

Links Patrocinados

Cine História

Era uma vez na Anatólia

A novela pode ter acabado, mas a Turquia continua em cena no Brasil. Acaba de chegar aos cinemas do país o filme "Era uma vez na Anatília", co-produção Bósnia-Turquia.

Nas planícies da Anatólia, na Turquia, um grupo composto de um policial, um médico legista e um advogado conduz dois prisioneiros em busca do local onde enterraram sua vítima. Já é tarde da noite e, em meio à escuridão, eles não conseguem mais encontrar o local exato onde foi colocado o cadáver. Entre as divagações e os deslocamentos, o advogado e o médico começam a se conhecer melhor, percebendo que eles têm pontos de vista muito diferentes sobre a vida.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }