Cafe Historia

A Sua Rede Social de História - Inscreva-se! É rápido e gratuito!

Bruno Leal

Que historiador(a) é fundamental em sua formação?

Mais que uma simples admiração, alguns historiadores marcam profundamente nossa formação em História. Seus livros estão sempre por perto, suas palavras no fundo de nossas almas. Quem o(a) marcou dessa forma? E por que?

Tags: formação, historiador

Compartilhar Twitter

Responder esta

Respostas a este tópico

Sou recém formado em História e com certeza há muito que ler! Mas com certeza, atualmente, o grande nome para minha formação foi March Bloch. Meu TCC teve como base teórica sua obra Apologia da História onde brinquei um pouco com a História Comparada.

Abs.

Responder esta

Pra mim o melhor historiador que existi é jacques Le Goff, esse cara é demais entende um pouco de tudo.

Bjusss

Responder esta

Quem em influenciou nais até agora foi Peter Burke e Ciro Flamariom.
Professores meus em pessoa o grande Celso Tompson, ele sabe tudo, tudo mesmo.

Responder esta

Dion Cássio.

Responder esta

Para minha formação não há um que marcou, pois como sou casado e amante da História, vários historiadores permeiam a minha humilde carreira. Mas não querendo ser intelectual demais, citarei um Individuo que provocou uma Inflexão nas abordagens historiográficas e na minha vida. este é o Historiador Marc Bloc.

Frase: Amo a História, por isso sou historiador...

Obs: É claro que claro que esta é a visão romântica do Ofício,,,

Responder esta

Creio que aprendi a venerar dois mestres na historiografia mundial: Natalie Zemon Davis e Georges Duby! Maravilhosos, ambos encaixam-se bem no tema proposto, uma vez que o que me encanta em ambos é justamente o fato de, por terem uma perspectiva historiográfica magnífica, tem liberdade intelectual para desempenhar qualquer função na emocionante "fábrica da história"... Abraço!

Responder esta

Olá a todos.

Desde que iniciei meu curso, decidi que deveria seguir os passos de um historiador que segue a mesma linha que eu, por isto devo citar o nome de Prof.Dr. Johnny Langer (brasileiro), como pesquisador exemplo.

Responder esta

Durante minha formação acadêmica acabei retirando um pouco do pensamento de cada um, mas o historiador que mais auxiliou em minha formação foi Jacques Le Goff como historiador das mentalidades, pelo fato de na região em que trabalho ser extremamente necessário "estudar as mentalidade das pessoas" e seus pensamentos sobre a importância da educação, para poder daí tentar entender a realidade educacional em minha localidade.
Abraço!

Responder esta

No momento com relação ao que tenho estudado, citarei José Murilo de Carvalho, Daniel AArão e Hobsbawm, mas é claro que muitos outros tiveram e têm um papel fundamental na minha formação.

Responder esta

RSS

Cinehistória

ABRAÇO PARTIDO

Ariel (Daniel Hendler) é um jovem de vinte e poucos anos, que largou a faculdade e ainda vive às custas da mãe (Adriana Aizemberg). Sua vida gira basicamente em torno de dois locais: a loja de lingeries de sua mãe e o cybercafe local, onde costuma encontrar sua namorada.

Ariel sempre estranhou o fato de nem sua mãe nem seu irmão falarem sobre seu pai, que nos anos 70 partiu para lutar na Guerra do Yom Kippur, em Israel, e nunca mais retornou. Com a crise econômica instalada na Argentina, que força o fechamento de várias lojas tradicionais no bairro onde está a loja de sua mãe, os amigos de Ariel sonham em conseguir a cidadania européia e partir do país em busca de emprego. Ariel também tem este sonho, mas cada vez mais alimenta o desejo de conhecer seu pai e também a verdade sobre seu afastamento da família.

"El Abrazo Partido", filme argentino de 2004 fez bastante sucesso aqui no Brasil. No fundo, sua trama gira em torno de Ariel, que não consegue aceitar o fato do pai tê-lo abandonado para ir lutar na guerra do Yom-Kippur. Essa rejeição à figura paterna também fica explícita no pouco conhecimento que Ariel tem do judaísmo. Face à crise que se abate sobre a economia de seu país, Ariel decide batalhar pelo passaporte polonês (seus avós eram poloneses) e, dessa forma, ter a possibilidade de entrar na Europa e viver com um seguro-desemprego.

Membros

• Maria do Socorro Mafra de Andrad
  • Jose Flavio de Araújo
  • Lisete Silveira
  • Bruno Leal
  • Ademar Queiroz Ferreira
  • Marcos Davi Duarte da Cunha
  • Beatriz de Aguiar Hanssen
  • Guida Linhares
  • Jorge Carvalho do Nascimento
  • Rodrigo Martins
  • Marcos Aurélio da Rocha
  • Rosane Scandolara Zeferino
  • gustavo leffa lumertz
  • Julio eIsaCosta
  • Denise Oliveira

Eventos

Badge

Carregando...

© 2010   Criado por Bruno Leal no Ning.   Crie uma Rede do Ning!

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo