Como estudante do curso de História, acho que o currículo é muito fraco, não estudamos, na Universidade em que freqüento, História da África, dos países Asiáticos... O que vocês acham que falta?

Exibições: 1106

Responder esta

Respostas a este tópico

Acho que a questão da "História da África" será solucionada, ainda que particularmente eu ache que da pior maneira possível. O ideal é que esta disciplina fosse fruto de um desejo acadêmico e não de uma imposição da letra da lei.

Mas compartilho de sua angústia, Priscila. Nosso currículo fica devendo mesmo. E não apenas pelas disciplinas que não temos, mas a começar pelas que temos em nossa grade. Afinal, acho que não é segredo nenhum dizer o quanto nos deparamos, às vezes, com professores absolutamente incapacitados para gerir uma sala de aula. Mas voltando a questão da ausência, acredito que embora tenhamos vários furos, é preciso reconhecer que a História não pode ser um projeto globalizante que muitos desejariam. Não há como dar conta de todos os conteúdos. Se a História enquanto disciplina conseguir nos oferecer instrumentos críticos e reflexivos já me dou por satisfeito, pois aí teremos algo inestimável.

Se pudesse escolher uma ou outra disciplina para integrar o currículo acho que eu escolheria algo relacionado aos estudos de mídia e direito.

Abraços!
Bruno, concordo com você, quando diz que alguns professores são incapacitados e que disciplinas não deveriam ser impostas por lei, no enanto, são muito poucos os alunos que manifestam suas opiniões dentro das Universidades e po isso, por enquanto, temos que "aceitar" essas leis para melhorar nossos currículos.

Valeu pela opinião, espero manter contato
Até!

Desculpe não ver sua respostas, Priscilla!!

Na minha opinião, seria importante adicionar uma cadeira de arqueologia e técnicas ciêntificas de pesquisa, pois afinal ficamos estudando a graduação mas arqueologia somente podemos fazer em um mestrado e para ser reconhecido como tal (arqueologo) tem que ter no minimo 5 anos de experiência em projetos ciêntificos, esta é uma cadeira que poderia trazer um rico conhecimento para os estudantes da área;

Um abraço!
Claro que outras disciplinas são importantes, mas a que mais faz falta ao estudo da história é a geografia: o eixo "espaço" complementando o eixo "tempo". A organização do programa de estudos no Brasil é em geral bastante ruim, na minha opinião.
Acho que algumas disciplinas ainda ñ constam no currículo, ou se constam, as mesmas são deficientes em sua objetividade. Seria interessante se incluíssem nas grades dos cursos de formação em História as seguintes disciplinas: História da Arte (enfatizando a Arte antiga, medieval, como tbm a de grupos sociais distintos e de povos da África, Oceania, etc), História Regional, Princípios de Arqueologia, Antropologia Histórica/Social, Geo-História, História do Oriente (subdivididas em Hist. Oriente Médio e Hist. Extremo Oriente), e etc. Bom, acredito q algumas instituições já estam se adaptando a essas temáticas, mas precisam ampliar a acessibilidade e a qualidade dessas disciplinas em sua grade curricular p/ História.
Enquanto isso ñ ocorre, cabe a nós historiadores, pesquisadores, professores e interessados nos adaptar a uma realidade transdisciplinar/multidisciplinar p/ que tornemos a História mais interessantes ao fazermos a ponte com as diversas áreas do conheciemento.
Espero ter contribuído c/ minha opinião!
Abraços!
A minha universidade, Universidade Estadual da Paraíba-CampusIII, foi a primeira instituição do Nordeste (não sei se é a primeira ou a segunda do país) a implantar a História da África. Além disso, temos História das Sociedades Orientais. Sinto falta de uma História da Literatura, Arqueologia, Ciência Politica, Antropologia. Eu me sinto incompleto intelectualmente. Na verdade é impossível em 4 ou 5 anos numa graduação a gente ver e estudar tudo o que a gente queria. Pra isso tem a pós. Não obstante, é através do estudo individual que a gente vai conseguir uma formação completa.
História da China
História da Índia (separadas mesmo)
História da Colonização Portuguesa (separada de Ibérica)
História dos Povos Indígenas
História dos Mares e Oceanos (viajei um pouco, mas seria interessante)
História das Cidades
História do Japão (em comemoação aos 100 anos da Imigração Japonesa)
HIstória da África Mediterrânica
História da África Atlântica
História da África Índica
etc......
etc.....

Falta muita coisa.. Impossivel termos um curriculo ideal. O negocio é ler por conta mesmo... :)

Ah, poderíamos ter matérias que preparassem pro mercado de trabalho também. Algo como:

-Museologia Historica (aqui na usp tem)
-Fotografia Histórica
-Consultoria em História (seria interessante.. ja pensou, uma empresa especializada em dar consultoria em temas históricos? qq pessoa poderia "comprar" o fato histórico mais adequado pra situação que vive. Por exemplo, um empresário poderia justificar a demissão em massa apoiado nas demissões do crack da bolsa em 29.. sei la... seria interessante.... hehehehe)
Acho que essa resposta vai depender da escolha pessoal, para isso existe as eletivas, mais concordo que augumas disciplinas como por exemplo África e Rio de janeiro(no meu caso é claro)devam ser obrigatório,e nao eletivas. A meu ver deve ser obrigatoria principalmente para os graduandos que optaram pela licenciatura, pois essas duas disciplinas sao de maior importância na formaçao dos alunos do fundamental e médio.
A Universidade que estudo é a única que possuiu no curriculo História da África, em outra Universidade tem coimo eletiva, acho que deveriam existir mais cadeiras sobre pesquisa histórica e arqueologia, com aulas de campo. paguei uma cadeira chamada paleografia e pesquisa histórica, mas achei muito superficial! acho que algumas cadeira sobre a Ásia, Museologia. Pago uma eletiva de Patrimônio Histórico e Cultural, que eu acho que deberia ser obrigatória!
bem acho que uma disciplina muito importante e que não esta na grade de todas as universidades que conheço é a historia oriental..foca-se na historia do ocidente e se esquesse a historia oriental que é tão fascinante..principalmente com a ascenção da china na economia global...
Concordo plenamente contigo Priscila. Quando cursava, ficava intrigado como é que a gente iria se virar com a África e Ásia. E olha que eles tem muita história prá contar hein! Procurei fazer cursos extra faculdade oferecidos na época para África. Foi muito bom, mas mesmo assim ainda permanece a lacuna da Ásia.
Acredito que as deficiências podem e devem ser debatidas até que se alcance uma solução. Afinal de contas, as conquistas passaram por este processo histórico.

RSS

Boletim Café História

Anúncio

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }