Quais as principais dificuldades de um(a) professor(a) de história em sala de aula ?

Falta de atenção, conteúdo, desinteresse, avaliação, conteúdo, presença, etc...Qual o principal problema enfrentado atualmente pelos professores no ensino de história? Vale para todos: do ensino fundamental ao universitário.

Foto: sala de aula na época Vitoriana

Tags: Ensino, História, Professores

Exibições: 2090

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu, acho que esta faltando interese tanto do estado como do municipio com as pauta de aula a serem ministradas, pois, não a interese destes com a História pois colocaria muitas duvidas sobre varios acontecimentos historicos e os poderosos não que o povo de classe mais baixa tenham um conhecimento mais profundo principalmente em política. A tambem professores desenterasados pois ja ouvi muitos dizerem que não estão nem ai pois todo mês o salário deles esta depositado.

Já nas universidades a o interese dos professores são pelas suas preferências bibliograficas, o que prejudica e multila os alunos pois so tem um tipo de visão do fato e se quiser saber mais tem que se virar sozinho.
Só mesmo que gosta de história para superar estas dificuldades.Não é.

Ótimo ponto, Hidson. Precisamos realmente desconstruir esse tipo de coisas. E com cuidado....

Eu estou fazendo estagio e tenho apredido muito.. e umas das coisas mais importantes é de que o professor precisa ter varias cartas na manga.. por que chega um determinado momento.. que os alunos cobram isso.. por que as aulas ficam massantes repetitvas.. e acaba tornando desentessante.
Olá Bruno,
penso que todos os fatores apresentados por você contribuem para dificultar o trabalho do professor. Ainda temos que enfrentar a falta de hábito de leitura dessa galera, quem lê pouco escreve e interpreta mal.
Um bom número de professores também têm uma parcela de culpa, pois não se reciclam, não buscam novas alternativas para dinamizar suas aulas.
Busco superar estas limitações aplicando as TICs ( Tecnologias da Informação e da Comunicação) em minhas aulas através de blogs.
Tenho colhido bons resultados, com maior envolvimento dos alunos. O processo é trabalhoso e exige dedicação,porém, a resposta ao trabalho é muito estimulante.
Acredito que é buscando alternativas que tornaremos nossas aulas mais interessantes e nossos alunos menos resistentes à História.
Abraços.
Pelo que venho observando nas salas do estado e da rede privada,os alunos tem uma
grande dificuldade de relacionar os fatos,entendem,mas não relacionam!!
Lembro que eu estava fazendo uma analogia sobre "Carlos Martel" alegando que ele ficou sabendo da expansão Mulçumana pelo orkut!!!
E o aluno colocou essa afirmação na prova!!

A história não se resume a entender o fato,e sim relaciona-lo com outros fatos em outros periodos!!

Na minha opinião essa é a principal dificuldade relacionada ao ensino fundamental e médio!!
Acho que a maior dificuldade dos professores de História é também o desinteresse pela disciplina, pois algumas pessoas não dão a devida importancia a mesma
Acredito que podem ser vários somatórios para dificuldades, desde a formação do professor que quase sempre é precária e com bastante indices contrarios desde tempo e a adminstração dele. Balanciar familia, trabalho vida social e outras coisas, fora um Estado que olha para educação como apenas uma passagem transitória para o individuo não levando em consideração suas necessidades reais!!!!!! gerando uma cadeia de Estagnação!!!
A MAIOR DIFICULDADE QUE PERCEBO NOS MEUS ALUNOS É REALIZAR O PROCESSO HISTÓRICO. OUTRA DIFICULDADE ESTÁ RELACIONADA COM O CURRICULO. TEM MUITOS FATOS DESNECESSÁRIOS
DESGASTANDO PROFESSOR E ALUNOS. O ADOLESCENTE ESTÁ DANDO O GRITO QUE ALGO TEM QUE MUDAR.
Olá, agora que fiquei sabendo dessa rede de História, vejo que encontrei a tempo. Olha em resposta a essas questões, tem um 1 ano que estou na educação na rede estadual de ensino em Mato Grosso e tenho percebido que vários problemas que são reclamados pelas diferentes áreas são recorrentes a boa parte do Brasil e quem sabe todo. Sou sincero em dizer que decepcionei-me ao entrar em determinadas salas de aula, pois percebe-se um grande desinteresse por boa parte dos alunos. E em relação a nossa disciplina em si alguns até se sentem como agents da história, mas na sua grande maioria, sentem-se tão longes, que como diz um trecho da música de Grabriel o Pensador continuam levando "Porrada", mas por que? E isso devido a vários fatores entre eles o q mais é recorrente na escola onde atuo são as más relações entre eles, isso advindo de suas relações familiares e aos sistemas televisos que influenciam bastante na forma q eles visualizam o mundo.Entre os motivos elencados na discussão como problemas posso dizer que:Falta de atenção, conteúdo, desinteresse são alguns deles além de leitura e interpretação de texto, pois muitos deles até leêm mas na hora de interpretar não conseguem. Mas a questão que ficam é o que podemos fazer para solucionar esses problemas???. Já que somos agentes da história e estamos procurando solução acredito que chegaremos a alguma solução ainda q difícil....
Primeiramente, é que em todos os campos, está cheio de profissionais incompetentes. E segundo é que para ensinar história tem que compreender bem Produção do Pensamento Histórico.
Márioa compreensão do conteúdo historiográfico é indispensável porém acima de tudo para ser um professor é necessário saber lidar com as diferenças para você não acabar matando os seus alunos.
Concordo com você eduardo, para ser um bom prpfessor hoje não é necessário só conhecimento historiográfico, mas saber lidar com os problemas sociais que são recorrentes em nosso dia a dia. Ser professor abarca muitas outras profissões, para que se consiga ministrar uma boa aula, pois o estudante vem para sala de aula com problemas e ordem psicológica, social, cultural, etc. Essa questão de matar o aluno, acho muito forte, pois não cabe só a nós essa função de mantê-lo vivo, fazemos parte do processo, no entanto é preciso ater-se a outras prpblemática do mundo contemporâneo. Mas em voltando a questão do forum, sobre as dificuldades do professor em sala, acredito qe devira de muitos fatores extraclasse, advindo do dia-a-dia dos estudantes. Mas fica a pergunta, o q temos como solução para essas problemática???????????..........

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da Semana

O historiador Fábio Koifman (UFRRJ) conta ao Café História como transformou mais de sete mil documentos em uma pesquisa histórica bem sucedida e conversa sobre outros assuntos, como a sua relação com os arquivos no Brasil

Links Patrocinados

Cine História

Somos tão jovens

Está em cartaz nos cinemas brasileiras o tão aguardado filme sobre Renato Russo e o começo da Legião Urbana. "Somos tão jovens" é dirigido por Antonio Carlos Fontoura.

Brasília, 1973. Renato (Thiago Mendonça) acabou de se mudar com a família para a cidade, vindo do Rio de Janeiro. Na época ele sofria de uma doença óssea rara, a epifisiólise, que o deixou numa cadeira de rodas após passar por uma cirurgia. Obrigado a permanecer em casa, aos poucos ele passou a se interessar por música. Fã do punk rock, Renato começa a se envolver com o cenário musical de Brasília após melhorar dos problemas de saúde. É quando ajuda a fundar a banda Aborto Elétrico e, posteriormente, a Legião Urbana.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }