Cafe Historia

A Sua Rede Social de História - Inscreva-se! É rápido e gratuito!

Nunca está só quem possui um bom livro para ler e boas idéias sobre as quais meditar. Se você também adora ler Junte-se a nós! Qual livro você está lendo? Venha participar do fórum... podemos trocar muito aqui!!!

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom, eu colocarei 3 livros que eu me apaixonei:

1- O futuro da Humanidade ( Augusto Cury)
2- O mapa fantasma ( Jorge Zahar )
3- A menina que roubava livros ( Markus Zusak )

Beijos

^^

Responder esta

Sempre me apaixono pelos livros que estou lendo na atualidade, então relacionarei também três:

Gabriela, Cravo e Canela (Jorge Amado) - ele faz menção a sociedade de Ilhéus na década de 20.
Átila, o rei Huno (John Man) - relata a história de Átila no tocante a sua invasão a Europa semeando destruição e terror.
Mentiras no divã (Irvin D. Yalon) - faz uma análise corportamental de alguns personagens, se estruturando nos vínculos interpessoais sem contar o humor nos dilemas.

Abraços,

Responder esta

O último livro que li foi "A Estrada" do escritor americano Cormac McCarthy, autor de "Onde os velhos não têm vez", recentemente adaptado para o cinema ("Onde os fracos não têm vez") com sucesso, tendo levado o Oscar de melhor filme. O livro fala da vida de um pai e seu filho em uma América pós apocalíptica. Uma obra prima. O livro está sendo adaptado para o cinema e, em breve, chega as telas.

No momento, estou lendo "O Neo-realismo cinematográfico italiano", da professora de filosofia da USP, Mariarosaria Fabris. A leitura faz parte de uma bibliografia para trabalho de final de curso.

Responder esta

Estou lendo MAO, a História desconhecida, de Jon Halliday e Jun Chang - um ótimo trabalho de pesquisa sobre a vida do líder chinês e O Pobre Homem Rico, de Irwin Shaw.

Responder esta

Que ótimo este tópico Claudia. Parabens pela iniciativa.
Indicar livros é sempre um exercício de comunhão do saber. Uma prática sublime.
Vou indicar um livro que gostei muito de ler, não tão somente pela narrativa do autor mas pela realidade comovente e inquietante na qual a trama se passa. Realmente uma ótima oportunidade de reflexão e entretenimento.
Ah, e cabe dizer o quanto essa leitura é generosa para que pensemos de forma diferente, mais atenta e humanista na questão da força feminina e figura da "Mulher" no Afeganistão.

O livro é:

"A CIDADE DO SOL" (khaled Hosseini) (Editora Nova Fronteira)

Um grande abraço a todos.
Ótima leitura.

Responder esta

Ótimo tópico mesmo !

Ricardo III - William Shakespeare

A Era dos Extremos - Eric Hobsbawm

Vigiar e Punir - Michel de Foucault

Responder esta

dentre os livros que li,tenho um em especial de waldick pereira(produto de suas atividades no instituto histórico e geográfico de nova iguaçu(visto como um projeto regional)O LIVRO É CANA CAFÉ E LARANJA,história econômica de nova iguaçu(desenvolvimento de nova iguaçu as três etapas cana café e laranja principalmente quanto a expansão demográfica.

Responder esta

Ler é o que nós historiadores mais gostamos não é mesmo? Bom, gosto muito de filosofia amigos e gostaria de indicar aos que ainda não leram o livro do Nietzsche " A genealogia da moral" ele é muito bom, o mais recente que ainda estou lendo é o 1808 do jornalista Laurentino Gomes, até aqui tenho achado um pouco mais ou menos, mas, a bibliografia é muito boa.

Forte abraço a todos!!!

Responder esta

Meu velho, realmente o livro " A genealogia da moral" é muito bom.

Responder esta

Algumas coisas para tentar entender melhor o mundo e o mundo da História:

Microfísica do Poder - Michel Foucauld
Queijos e Vermes - Carlo Guinzburg
Escola dos Annales - Peter Burke
Sidarta - Herman Hess

Responder esta

Muito bom o tópico !! Bem , vou enunciar os 3 últimos que eu li :

- Muito longe de casa ( Ishmael Beah ) - depoimento de um adolescente que foi guerrilheiro na África ( Serra Leoa ) e que inspirou o filme " Diamantes de sangue " com o Di Caprio ;
- A menina que roubava livros ( Markus Zusak ) - muito bom e se passa na 2ª G.M . ;
- 1808 ( Laurentino Gomes ) - excelente para quem como eu adora História do Brasil .

Responder esta

para quem gosta da história política do Brasil
vai ter muito prazer em ler " As noites das Grandes fogueiras"
de Domingos Meirelles, de uma maneira vibrante e com uma
narrativa jornalistica o autor faz uma viagem panoramica ao
passado e nos remete a luta politica entre o poder autoritário
do presidente Artur Bernardes, contra a revolta dos inconforma-
dos jovens oficiais do exército,que levarma o país a um estado
de guerra onde São Paulo foi o palco principal desse embate.

Responder esta

RSS

Cinehistória

ADEUS, MENINOS

França, inverno de 1944. Julien Quentin (Gaspard Manesse) é um garoto de 12 anos que freqüenta o colégio Sr. Jean-de-la-Croix, que enfrenta grandes dificuldades devido a 2ª Guerra Mundial.

Lá ele se torna o melhor amigo de Jean Bonnett (Raphael Fejto), um introvertido colega de classe que Julien posteriormente descobre ser judeu. A tragédia chega à escola quando a Gestapo invade o local, prendendo Jean, outros dois alunos e ainda o padre responsável pelo colégio.

O filme explora um situação limite sob a ótica da universo a criança, como fizeram outros ótimos filmes, como os recentes "A Culpa é do Fidel" e "Machuca". Com uma direção segura de Louis Malle, o fracês "Adeus, Meninos" (Au Revoir les Enfants, 1987) é um filme antes de tudo humanista, que mostra o drama de uma populção civil que sofreu os males de uma guerra mundial implacável, sobretudo, dentro do contexto das amizades e da família.

Membros

• perla letícia dos santos furtado
  • wesley ferreira prudencio
  • Mariana Luiz
  • André Franco de O. Rodrigues
  • Anna Rachel Baracho
  • Leandro da Costa.
  • Ravenna Chaves de Lima
  • Wesley Canuto Maciel
  • Luiz Otávio Pantoja Brito Nunes.
  • Marcos Faria
  • Renato Bulcao