O que você acha do currículo de História usado pelas escolas brasileiras?

Na maioria das escolas brasileiras– públicas ou privadas – o ensino de História não possui, por exemplo, a mesma carga horária de outras disciplinas, como Matemática e Língua Portuguesa. Isso é um problema? Quais são as reformas necessárias e o que é bom no atual modelo de currículo escolar de História? Há algum bom exemplo de currículo atualmente?

Tags: Currículo, Ensino, História

Exibições: 229

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Ana,

Poxa, concordo inteiramente com você. Acho que o problema no currículo escolar de históriá é muito complexo, não dependendo de uma única variável. Antes de apontar questões estruturais e externas, teorias políticas e similares, acho que o primeiro passo é discutir a postura e formação do professor.

No campo da História é muito fácil dogmatizar o conteúdo e a teoria, tanto para esquerda, quanto para a direita. Não defendo a existência de um ensino neutro. Balela isso. No entanto, creio que o professor tem a responsabilidade ética e moral de formar indivíduos críticos o suficiente para julgar as questões históricas a partir de um vasto leque de oções. E isso só pode ser feito através de um currículo democrático e plural, com aulas colaborativas e interativas. De forma que o professor de Hitória faça de sua disciplina algo agradável e que provoque a curiosidade, instigando a investigação. Chega de avaliações normativas e jogos de hierarquia dentro da escola. Um bom ensino de História começa com a postura do professor. A partir desta postura, podemos então para outras conquistas, também fundamentais para a prática docente.
Nas ecolas públicas e realmente não levar aos alunos a verdadeira consciência de cidadania, politíca, entre outros. Nas particulares o mercado pede mais letras e matematica.
Sou professora da rede estadual do Estado do Espírito Santo e nossa Secretaria de Educação está buscando a implantação de um currículo unificado em todo o Estado. Com relação aos conteúdos que serão trabalhados, foram realizadas reuniões de área visando estabelecer um parâ metro comum para cada disciplina. Enfim, o novo Currículo Básico Comum ficou pronto e agora, escolas e professores correm contra o tempo para se adequar aos novos parâmetros. Tem sido um desafio, mas acredito que essa adequação acrescentará muito ao desenvolvimento do ensino aprendizagem. Só espero, não ter que admitir daqui há algum tempo, que todo esse esforço em busca de mudanças e de melhorias tenha se mostrado eficiente apenas no papel.
Tenho o arquivo com o novo currículo(todas as disciplinas). Se houver interesse em conhecê-lo, entrem em contato.
Renata tenho interesse sim em conhecer este trabalho de voces. E parabens pela iniciativa de voces e realmente esperamos que todo este trabalho e esta dedicação não caia por terra, más mesmo assim ele será de importância para o futuro do ensino em seu Estado e quem sabe um modelo para o Brasil!
Bruno Realmente esta sua colocação foi bem feita. Muitas vezes os alunos acham a História uma materia chata porque a forma em que ela é apresentada não condiz com sua necessidade. Realmente pode-se formar alunos críticos a partir da Historia e dos fatos passados.

Verdade. Mas que fique claro: não acredito que exista uma necessidade "a priori" para a história. abs!

Você que ter uma sociedade sem valores,sem identidade, sem auto estima??? então prive a seus cidadãos de conhecer sua historia. Um povo que não valorize sua historia, sera sempre um povo presto a aceitar qualquer coisa. Na realidade o curiculo de historia desenvolvido pelas escolas brasileiras e um verdadeiro genocidio historico e cultural.

Etnologo e Antropologo Cultural.
Nando Calderón.
Oi Bruno, sim concordo com voce tambem, realmente é necessário uma revisão na formação de professores de história e é necessário que vejamos a história não somente como a materia de decorar datas e eventos más sim como a materia que nos possibilita olharmos para o passado e aprender com ele. A maioria dos alunos acham uma materia chata e que tem de decorar o que não é uma realidade. Os professores tem de aprender a serem mais dinamicos no ensino da História a utilizar-se das TICs e de todos os recursos disponiveis para que os alunos olhem a materia não como algo chato más como uma materia importante onde aprender no passado nos traz segurança no futuro, aprender com os erros e aceros do passado nos possibilitam ter um futuro melhor e mais promissor. Tem de haver por parte de governo e instituições particulares um maior emprenho em aprimorar os professores, que adianta maior carga horária se muitos professores não sabem como cuidar das aulas que já tem, investir em melhorar a capacidade dos professores é investir em uma melhor educação e numa juventude mais interessada pela história de nossa nação e do mundo em que vivemos é torna-los criticosda história não decoradores dela.

Legal, Clovis. Obrigado pela colaboração no fórum! Abraço!

O ensino de história nas escolas brasieliras,precisa passar por um reformulção na sua grade curricular,posi nós temos que nos adquar a realidade mais atual, e deixar de enfocar mais fatos da história da Europa, e dar mais enfase a fotos ocorridos no Brasil.Temos que construir um sentimento nacional da nossa própria identidade nacional.

Elisonaldo,

Concordo em parte, discordo em parte.

temos que nos adquar a realidade mais atual, e deixar de enfocar mais fatos da história da Europa

Acho que essa ideia está perfeita. Por outro lado, quando você fala em:

e dar mais enfase a fotos ocorridos no Brasil.Temos que construir um sentimento nacional da nossa própria identidade nacional.

Eu vou ter que me opor. Os fatos ocorridos no Brasil são importantes? Com certeza. Merecem continuar sendo vistos, como já são? Sem dúvida. Maior ênfase? Acho que isso é estreitar nossos horizontes. Do meu ponto de vista, "nos adequar à realidade mais atual" significa perceber que estamos num mundo interconectado, onde não podemos nos dar ao luxo de ignorar os outros. Precisávamos de uma educação de história que capacitasse as pessoas a ter uma noção melhor do que está acontecendo, vamos dizer, na Líbia, no Egito e na Síria nesse momento. Ou mesmo aqui do lado, na Argentina - quantas pessoas ouviram falar, na sala de aula, do peronismo, que continua tão atual ali?

Acho que aulas de história que enfatizassem o mundo todo, não só a Europa, se adequariam muito melhor ao momento. Acho também que estudar o Brasil, a realidade mais próxima, continua sendo importante, mas não simpatizo muito com a ideia de um ensino patrioteiro criador de uma identidade nacional, mesmo porque isso me cheira a transmitir uma interpretação enviesada, ignorando o problema das identidades regionais. Prefiro que, na medida do possível, sejam transmitidos os dados, e os alunos que pensem eles da melhor maneira que puderem, ao invés de vendermos a interpretação pronta...

Olá a todos! Olha, não temos exatamente um currículo de História estabelecido no Brasil, temos parâmetros, diretrizes....Na prática cada instituição ou professor tem bastante liberdade para a construção do currículo. Infelizmente, como professora da rede estadual de Minas Gerais, tenho visto muitos colegas utilizando o livro didático como principal referência na hora de elaborar o currículo anual. Seguem aquela sequência de atividades e conteúdos, e pronto. É obvio que o livro didático pode ser uma ferramenta e tanto, mas não a única, concordam? Me interessam muito as experiências interdisciplinares, acho que o caminho pode ser por aí...

RSS

LINKS PATROCINADOS

Conteúdo da semana

Palácio submerso de Cleópatra: o palácio inteiro foi engolido pelo Mar Mediterrâneo, com o passar dos séculos, e é um importante ponto de pesquisa sobre a cultura greco-romana influenciando construções no Egito Antigo pós-Alexandre.

Links Patrocinados

Cine História

A Memória que me contam - 2013

Entrou em cartaz o novo filme da diretora brasileira, Lúcia Murat, o drama "A Memória que me contam".

A ex-guerrilhera Ana (Simone Spoladore), ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene (Irene Ravache), uma diretora de cinema que sente-se perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão de Paolo (Franco Nero), seu marido, acusado de ter matado duas pessoas em um atentado terrorista ocorrido décadas atrás na Itália.

Enquete História

Você acredita que João Goulart foi assassinado por agentes da ditadura militar?

Sim
Não
Talvez

Resultado Parcial
Comentar esta Enquete
Recomendar esta Enquete

Em nossa enquete anterior, perguntamos: de 0 a 5, que nota você daria para a edição da ANPU regional (2012)? 638 pessoas votaram na enquete. O resultado foi o seguinte: 0 (27,90%), 5 (22,24%), 3 (16,14%), 4 (15,05%), 2 (7,99%) e 1 (7,68%).

Parceiros

NOSSOS OUTROS PROJETOS

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

© 2013   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }