História Antiga (59)

Tópicos Respostas Últimas atividades

O que significa "idade das trevas" ou o "obscurantismo filosófico" no que se refere à produção filosófica?

Pessoal eu sou estudante de pedagogia e estou estudando a história da filosofia...alguém pode me ajudar? Obrigada!

Iniciado por Raquel Maschetti

23 22 Mar, 2016
Resposta de joaquim schieder da silva

A Bíblia pode ser considerada um livro histórico? Os evangelhos são livros históricos no sentido em que compreendemos a História?

ouvimos que podemos saber mais de alguns povos da antiguidade a partir da Bíblia, tais como fenícios, egípcios e hebreus. Tenho Dúvidas ...…

Iniciado por Cristiano de Farias Gomes

14 18 Fev, 2016
Resposta de Sérgio Paulo Sodré Castro Graça

Quando os visigodos chegaram à Penísula Ibérica, eles adotaram o Cristianimo ou Arianismo como religião ?

Vi as duas opç~es em dois livros e fiquei confuso :S

Iniciado por João Marcos Barros Coelho

19 3 Jan, 2016
Resposta de Ana Paula Tavares

¿Quando, oficialmente, se pode estimar a presença dos Celtas e Iberos na Península Ibérica?

Tradicionalmente se diz "idade dos metais", mas  se eu fosse publicar em algum artigo ou trabalho sobre o periodo preciso da presença dos C…

Iniciado por Robervan Barbosa

2 1 Dez, 2015
Resposta de Sérgio Paulo Sodré Castro Graça

Que fatores levam a fragmentação das estruturas políticas no Egito?

Seguindo o livro " O Egito Antigo" de Jean Vercoutter, após o Novo Império há uma fragmentação das estruturas políticas no Egito, desde a p…

Iniciado por Daniel Longhini Vicençoni

9 2 Jun, 2015
Resposta de joaquim schieder da silva

¿Cártago foi fundada pelos Fenícios?

De acordo com algumas fontes Cártago fora fundada pelos fenícios. Essa informaçao é verdadeira?   E a cidade de Cártago-nova que depois se…

Iniciado por Robervan Barbosa

1 26 Maio, 2015
Resposta de Guilherme Paiva Scienza

Tema que tenha mais livros e textos para estudar para debate historiografico sobre historia antiga

Olá, sou Bernardo e estou iniciando no curso de história, e gostaria de saber quais os melhores temas para se fazer um debate historiagrafi…

Iniciado por Bernardo Dantas Rudenberg

0 19 Out, 2014

Hipátia de Alexandria referência à presença feminina na cultura helênica.

Comumente vemos intelectuais reclamando que a historiografia reserva pouco espaço à história das mulheres. Nisso, como professor de Históri…

Iniciado por Luis Marcelo Santos

8 26 Ago, 2014
Resposta de Luis Marcelo Santos

Por que o Império de Alexandre Magno lll, O Grande, nunca é citado na História como Império Macedônio ?

Apesar de Alexandre ter sido Rei da Macedônia, seu vasto Império nunca fora chamado como de Império Macedônio devido a sua pátria, muito pr…

Iniciado por William Bolzoni

1 26 Ago, 2014
Resposta de Luis Marcelo Santos

Qual a importância de Sócrates para a filosofia e qual era sua teoria ?

Precisando entender melhor.

Iniciado por Patrícia Gomes

11 28 Jul, 2014
Resposta de Bruno Leal

RSS

café história acadêmico

Lançamento: A 13ª Edição da Revista Ars Histórica está no ar cheia de novidades. Nesta edição, os leitores encontrarão o dossiê "Império Português em Perspectiva: Sociedade, Cultura e Administração (XVI-XIX)" apresentado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Jucá, PPGHIS-UFRJ. Clique aqui para conferir na íntegra.

bibliografia comentada

Política de Privacidade

Para ler nossa "Política de Privacidade", clique aqui.

Atenção!

O Café História respeita a opinião de todos nos mais diversos espaços da rede. Reserva-se, no entanto, o direito de suspender textos de teor ofensivo, agressivo ou que sustente preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com o bom senso e as leis brasileiras. Se identificar algum conteúdo ofensivo ou comportamentos inadequados, por favor notifique-nos: cafehistoria@gmail.com

Fale Conosco

Encontrou alguma mensagem racista, preconceituosa ou ofensiva no Café História? Entre em contato conosco. cafehistoria@gmail.com

dicas de dezembro

© 2017   Criado por Bruno Leal.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

body, .xg_reset .xg_module_body { line-height: 1.3; }